Inscrições abertas para o Concurso SME-RJ

Inscrições do Concurso SME-RJ abertas! A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro abriu nesta segunda-feira, 4, o prazo para inscrições para o próximo Concurso SME-RJ. Serão contratados 1.652 novos profissionais, que atuarão na carreira de professor adjunto.

Para se inscrever na seleção, os candidatos devem entrar no site da prefeitura, onde preencherão a ficha cadastral. As inscrições serão aceitas até o dia 22 de fevereiro. Além disso, uma taxa de inscrição no valor de R$80, que deverá ser paga até o dia 25 do mesmo mês.

Participantes que se encaixem no perfil considerado de baixa renda poderão solicitar isenção do pagamento da taxa. Para isso, deverão ir ao site da prefeitura e preencher o formulário específico, entre os dias 4 e 7 de fevereiro. Deverão também comparecer, entre os dias 8 e 18 do mesmo mês, para entrega dos documentos necessários.

 

Conheça o cargo de professor adjunto

Os professores adjuntos da prefeitura do Rio de Janeiro são profissionais responsáveis por trabalhar junto aos professores titulares e coordenadores pedagógicos nas escolas municipais. Entre as atribuições do cargo, estão o planejamento pedagógico, auxílio em sala de aula e avaliação do desenvolvimento dos alunos.

Os professores podem trabalhar com turmas que vão desde a educação infantil até o ensino médio. Das 1537 unidades de ensino em funcionamento, 528 são de Educação Infantil, espalhadas por diversos cantos do Rio. As vagas serão distribuídas entre as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) que compõem a cidade.

A exigência mínima para ingressar no concurso é a formação de Ensino Médio na modalidade Normal, voltada para formação de professores. Contudo, as remunerações aumentam consideravelmente dependendo do nível de formação e tempo de casa no serviço público. Os salários iniciais são de R$3.061,57 mensais.

 

Provas estão agendadas para o dia 17 de março

O Concurso SME-RJ será composto por três etapas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva e, por fim, avaliação de títulos. As provas escritas serão aplicadas no dia 17 de março, sem horário de início divulgado ainda. Os candidatos terão quatro horas para realizar os exames.

A prova objetiva será composta de 50 questões, divididas nas disciplinas de: Língua Portuguesa (10), Matemática (10), Legislação (5) e Conhecimentos Específicos de Educação Infantil (25). Para obter aprovação será necessário obter mais de 50% de aproveitamento no total da prova e não zerar nenhuma das disciplinas.

A prova discursiva, por sua vez, será composta de uma única questão, que deverá ser respondida em até 25 linhas. O tema da prova será ligado ao programa de Conhecimentos Específicos de Educação Infantil. Para ser aprovado nesta etapa, será necessário obter pelo menos 15 pontos.

                            Fale agora com um consultor

Publicado: 04 de fevereiro de 2019