Gabarito Concurso PRF divulgado pelo Cebraspe

No último domingo, dia 3 de fevereiro, foram aplicadas ao redor do país as provas do Concurso PRF. Foram inscritos 129 mil candidatos na seleção, dos quais 27.904 não compareceram aos locais de aplicação das provas. Serão convocados 500 novos agentes PRF de imediato nesta edição do concurso.

As provas foram aplicadas nas capitais de estados brasileiros que receberão convocações neste concurso. Foram eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Nesta segunda-feira, a partir da 19h, o gabarito da prova objetiva estará disponível no site do Cebraspe, banca organizadora. O prazo para entrada com recursos devido a discordâncias com a correção abrirá na próxima terça-feira (5) e se encerra no dia seguinte, 6 de fevereiro.

O Concurso PRF 2018, que está sendo organizado atualmente, convocará 500 novos agentes para o cargo de policial rodoviário federal. A exigência para o cargo é o nível superior completo, em qualquer habilitação, e os vencimentos iniciais da carreira são de R$10.357, contando com o vale-alimentação de R$458 (atualizados em 2019)

 

Como foram as provas:

A prova objetiva do Concurso PRF foi composta por 120 questões no modelo Certo e Errado do Cebraspe (onde uma marcação incorreta, anula uma correta). Os candidatos tiveram quatro horas e meia para finalizar as provas.

Segundo participantes que fizeram as provas, a exigência do exame foi condizente com o que foi definido no conteúdo programático da seleção, sem grandes níveis de dificuldade, o que deve tornar a seleção ainda mais concorrida. Entre os tópicos e disciplinas abordadas, os candidatos destacaram o foco foi a Legislação de Trânsito.

As questões da prova foram divididas em três blocos. Para ser aprovado, o candidato precisa atingir pontuações mínimas: dez pontos no bloco I, 12 pontos no bloco II, seis pontos no bloco III e 48 pontos no somatório total. Serão corrigidas as redações apenas dos candidatos aprovados na prova objetiva.

Passados os exames escritos, o Concurso PRF terá ainda as etapas de:

  • exame de capacidade física;

  • avaliação de saúde;

  • avaliação psicológica;

  • avaliação de títulos;

  • investigação social;

  • curso de formação.

Publicado: 04 de fevereiro de 2019